BLOG

VERMELHO, a cor mais quente!

Design
Por Ana Carolina Luiza da Silva
Escrito em 02 de Outubro de 2017

 

É preciso pensar nos mínimos detalhes na hora de criar uma campanha publicitária. E não é de hoje que as cores exercem um papel importante e que são cuidadosamente escolhidas para atrair o público-alvo. São as cores que estimulam sensações, influenciam e atraem as pessoas e por isso são pensadas propositalmente para estar em uma logomarca, em um site ou um projeto gráfico. Além disso, a cor certa aumenta o reconhecimento da marca.

Uma das cores mais utilizadas, principalmente pelo segmento “alimentação”, é o vermelho. Ele se impõe pelo impacto visual e é fácil de ser identificado e recordado. Pesquisas apontam que essa cor quente estimula o metabolismo humano. Por isso a justificativa de que ela pode estimular a fome, o amor e a energia vital. Algo como estar aliada às nossas necessidades físicas.

Entre as variações de tonalidade da cor, o Vermelho pode representar alegria, sexualidade, paixão, sensibilidade e amor. Vermelho escuro é associado com vigor, força de vontade, raiva, liderança, coragem, saudade, malícia e ira. Já o Marrom-avermelhado está associada a colheita e queda.

 

Como usar a cor vermelha em peças publicitárias?

Use-a como uma cor de destaque para estimular as pessoas a tomar decisões rápidas. É uma cor perfeita para botões de “clique aqui” em banners de internet e websites e "Comprar". Na publicidade, o vermelho é muitas vezes usado para evocar sentimentos eróticos (lábios vermelhos, unhas vermelhas, os distritos da luz vermelha, etc.)

O Vermelho também é amplamente utilizado para indicar perigo (sinais de alta tensão, semáforos). Esta cor também é comumente associada com a energia, de modo que você pode usá-lo quando a promoção de bebidas energéticas, jogos, carros, itens relacionados a esportes e alta atividade física. A cor vermelha pode estimular o apetite, sendo frequentemente usada em restaurantes para esta finalidade. Também aumenta o desejo por alimentos e outros estímulos.

Em algumas culturas orientais, como a China, o vermelho é a cor usada para dar sorte. Embora os tempos estejam mudando e muitas noivas chinesas agora vistam branco, é tradicionalmente a cor para casamentos. Na cultura indiana simboliza pureza e é, também, frequentemente usado em seus vestidos de casamento.

 

Para aprender mais sobre a aplicação das cores em criações, faça o curso de Design Gráfico na Imageria Criativa. Matriculas abertas!