BLOG

4 dicas infalíveis de network na faculdade para alcançar seus objetivos!

Tecnologia
Por Imageria Criativa
Escrito em 11 de Abril de 2019

Sabia que o meio acadêmico é um lugar muito importante para cultivar a sua rede de contatos e que o network na faculdade pode facilitar sua vida profissional consideravelmente? Desenvolver um networking eficiente, no entanto, requer atitude para promover sua contínua manutenção e estar sempre alimentando sua rede com novos nomes.

Leia este artigo até o fim para descobrir como construir relacionamentos valiosos no ambiente educacional!

O que é network e qual sua importância

O networking é uma estratégia de correlação, que se consolida por meio de ajuda mútua, com associações e troca de informações, entre profissionais cujos interesses que se completam

Basicamente, o processo se dá nos relacionamentos com quatro tipos de pessoas:

  • contratantes:  que comprarão nosso serviço;
  • informantes: que nos ajudam com informações, ensinamentos e orientações;
  • intermediárias: que abrem caminho e nos aproximam das pessoas que nos interessam;
  • influentes: indivíduos que emprestam seu nome, seu prestígio para termos acesso às pessoas que podem nos contratar.

Esses quatro tipos podem ser divididos em dois grupos:

  • pessoas fim: são aquelas que empregam, que contratam, que compram;
  • pessoa meio: são aquelas que fornecem informações, orientações, conselhos, sugestões para chegarmos às pessoas fim.

A quantidade de pessoas fim, no entanto, é muito menor do que o número de pessoas meio. Estas últimas, porém, nos ajudam a chegar aos contratantes, por meio de: informação, prestígio, familiaridade ou relações de negócios.  

Como criar uma rede de network em seu ambiente acadêmico

É possível fazer network nos corredores da instituição de ensino, no intervalo das aulas, durante o café, o almoço e, principalmente, em palestras e em eventos. Abaixo, listamos algumas práticas para você não perder tempo. Confira!

1. Seja ativo dentro da universidade

Uma maneira de construir network é participando de reuniões do Centro Acadêmico e se informando sobre as propostas do movimento estudantil. Participe também de palestras, rodas de conversa e eventos culturais promovidos na faculdade .

2. Conheça pessoas de outras classes e cursos

Uma alternativa é conhecer pessoas de outros cursos. Para isso, envolva-se em atividades extracurriculares, como empresas juniores e monitorias. 

Sugestão: verifique a existência de algum grupo nas redes sociais que reúna alunos de vários cursos da sua universidade para discutirem sobre o campus, eventos e disciplinas, dentre outros assuntos de interesse comum. Se não existir, por que não criá-lo e divulgá-lo você mesmo?  

3. Participe das semanas acadêmicas

As semanas acadêmicas costumam ter palestras de profissionais renomados em suas áreas de atuação, mesas-redondas, debates e discussões sobre temas que estão em voga na profissão.

Além de ser um ótimo espaço para conhecer a realidade da sua área, permite conhecer quem atua no mesmo segmento, assim como os egressos e os formandos da universidade.

4. Saiba o que seus professores fazem

Procure conhecer a linha de pesquisa de cada um de seus professores e os artigos acadêmicos que já escreveram. Isso possibilita, por exemplo, escolher o docente mais adequado para lhe orientar no Trabalho de Conclusão de Curso, além de conhecer os que avaliarão seu trabalho no dia da banca.

Outra tática recomendada é enviar e-mails pedindo dicas de livro, documentários ou artigos sobre a disciplina e profissão.

Por fim, esteja ciente de que o objetivo não é se aproximar das pessoas apenas por interesse, mas estar aberto a novas conexões e possibilidades. Quanto maior for o número de pessoas que você conhece e quanto melhor for sua imagem para elas, há mais chances de surgirem coisas boas por meio desses contatos, inclusive uma oportunidade de trabalho.

Vale ressaltar que ambas as partes devem estar interessadas nessa troca, caso contrário, encontre outra pessoa interessada em estabelecer uma rede de sucesso. Dessa forma, seu network na faculdade será construído de maneira natural, com aproximação de pessoas com quem realmente tenha afinidade acadêmica e profissional.

Gostou do tema deste post? Compartilhe nas redes sociais e mostre para seus amigos que você é uma pessoa bem relacionada!