BLOG

Está em busca de espaço no mercado publicitário? Veja como se destacar

Arquitetura
Por Sérgio Fortuna
Escrito em 31 de Janeiro de 2019

Com a ascensão das mídias digitais, o mercado publicitário vem se mantendo agitado e repleto de oportunidades para os profissionais da área.

Devido ao crescimento de ações nas redes sociais, tais como o marketing de influência e a produção de conteúdo relevante, muitas marcas têm procurado profissionais para assumir posições criativas e marcantes na web.

Se você está seguro da sua competência, mas quer saber como assumir uma posição de destaque para ajudar as marcas a atingir esse objetivo, continue a leitura e conheça as nossas dicas!

Esteja presente nas redes sociais

Para ter uma atuação de ponta nas oportunidades que o futuro reserva para o mercado publicitário, é necessário estar no mesmo local que o seu público.

Logo, se a tendência é que as estratégias para as redes sociais ganhem um espaço cada vez maior, você precisa ficar por dentro de tudo o que acontece nela. Isso envolve:

  • Conhecer as ações publicitárias que viraram case nas plataformas;
  • Analisar os memes e polêmicas do momento;
  • Acessar as pesquisas que divulgam os números de acesso às redes;
  • Descobrir novas plataformas que estão fazendo sucesso em outros países;
  • Estabelecer conversas e contatos com parceiros estratégicos.

Faça cursos voltados para redação publicitária digital

O marketing de conteúdo continua crescendo a todo vapor e, com isso, exigindo maior especialização dos profissionais.

Os objetivos das marcas têm mais chance de ser atingidos quando a comunicação é feita na linguagem adequada para cada plataforma e essa é uma responsabilidade do publicitário responsável pela produção de conteúdo.

Isso exige que o profissional saiba produzir corretamente diversos tipos de texto, tais como:

  • Artigos para blog;
  • Posts descontraídos para redes sociais;
  • Anúncios de vaga;
  • Descrição de produtos;
  • E-books;
  • Entre outros.

Como cada tipo de texto deve obedecer a um tipo de estrutura específico, é recomendado investir em cursos voltados para a produção digital, que foquem nos conceitos e nas diversas técnicas de escrita para esse meio.

Fique atento às mudanças

O mercado publicitário é historicamente conhecido pela sua amplitude e dinamismo. Isso significa que, para ter sucesso na área, é preciso estar por dentro do que acontece tanto na profissão como na sociedade em geral. Isso inclui informar-se sobre:

  • Atualizações nos principais canais de divulgação;
  • Cenário econômico e político mundial;
  • Leis referentes à mídia e à proteção de dados;
  • Premiações e eventos da área.

Para ser um profissional de ponta e estar sempre à frente da concorrência, é imprescindível ficar atento ao que acontece ao seu redor. O publicitário de sucesso nunca pode parar de estudar!

Portanto, invista seu tempo em congressos, encontros, livros, blogs e outras fontes de informação sobre a área.

Pratique o networking

O publicitário que deseja expandir sua carreira precisa praticar suas aptidões de bom comunicador ao manter contato com os colegas de profissão.

Frequentar eventos, jantares e até cursos liderados por profissionais renomados são algumas alternativas que te colocam em contato com o mercado e pode resultar em parcerias de sucesso.

Faça da pesquisa um hábito

Um bom publicitário deve dominar o mercado em que seu cliente está inserido. Isso significa tornar a pesquisa de mercado um hábito em sua rotina de trabalho.

É necessário se atentar às:

  • Particularidades da marca;
  • Fortalezas e fraquezas do produto/serviços;
  • Movimentações da concorrência;
  • Opiniões e avaliações dos consumidores;

 Somente com o estudo desses aspectos é que o publicitário conseguirá atingir os objetivos da empresa, estabelecendo as melhores estratégias nas campanhas.

Invista em cursos de especialização

Como você já deve saber, e pôde perceber ao longo do artigo, a área de publicidade é bastante ampla e concorrida.

Para que o seu portfólio tenha destaque, é importante focar em especializações nas áreas em que mais goste de atuar. Assim, além de renovar o conhecimento adquirido na graduação e nas experiências ao longo da carreira, você constrói o seu nome de sucesso no mercado.

Gostou das nossas dicas para se destacar no mercado publicitário? Lembre-se que, quanto mais você se dedicar, maiores serão suas chances de reconhecimento.

Compartilhe nosso artigo nas redes sociais, ouça o que seus amigos têm a dizer e mostre que você está sempre em busca de evolução profissional!