Com a ascensão das mídias digitais, o mercado publicitário vem se mantendo agitado e repleto de oportunidades para os profissionais da área.
Devido ao crescimento de ações nas redes sociais, tais como o marketing de influência e a produção de conteúdo relevante, muitas marcas têm procurado profissionais para assumir posições criativas e marcantes na web.
Se você está seguro da sua competência, mas quer saber como assumir uma posição de destaque para ajudar as marcas a atingir esse objetivo, continue a leitura e conheça as nossas dicas!
Para ter uma atuação de ponta nas oportunidades que o futuro reserva para o mercado publicitário, é necessário estar no mesmo local que o seu público.
Logo, se a tendência é que as estratégias para as redes sociais ganhem um espaço cada vez maior, você precisa ficar por dentro de tudo o que acontece nela. Isso envolve:
O marketing de conteúdo continua crescendo a todo vapor e, com isso, exigindo maior especialização dos profissionais.
Os objetivos das marcas têm mais chance de ser atingidos quando a comunicação é feita na linguagem adequada para cada plataforma e essa é uma responsabilidade do publicitário responsável pela produção de conteúdo.
Isso exige que o profissional saiba produzir corretamente diversos tipos de texto, tais como:
Como cada tipo de texto deve obedecer a um tipo de estrutura específico, é recomendado investir em cursos voltados para a produção digital, que foquem nos conceitos e nas diversas técnicas de escrita para esse meio.
O mercado publicitário é historicamente conhecido pela sua amplitude e dinamismo. Isso significa que, para ter sucesso na área, é preciso estar por dentro do que acontece tanto na profissão como na sociedade em geral. Isso inclui informar-se sobre:
Para ser um profissional de ponta e estar sempre à frente da concorrência, é imprescindível ficar atento ao que acontece ao seu redor. O publicitário de sucesso nunca pode parar de estudar!
Portanto, invista seu tempo em congressos, encontros, livros, blogs e outras fontes de informação sobre a área.
O publicitário que deseja expandir sua carreira precisa praticar suas aptidões de bom comunicador ao manter contato com os colegas de profissão.
Frequentar eventos, jantares e até cursos liderados por profissionais renomados são algumas alternativas que te colocam em contato com o mercado e pode resultar em parcerias de sucesso.
Um bom publicitário deve dominar o mercado em que seu cliente está inserido. Isso significa tornar a pesquisa de mercado um hábito em sua rotina de trabalho.
É necessário se atentar às:
Somente com o estudo desses aspectos é que o publicitário conseguirá atingir os objetivos da empresa, estabelecendo as melhores estratégias nas campanhas.
Como você já deve saber, e pôde perceber ao longo do artigo, a área de publicidade é bastante ampla e concorrida.
Para que o seu portfólio tenha destaque, é importante focar em especializações nas áreas em que mais goste de atuar. Assim, além de renovar o conhecimento adquirido na graduação e nas experiências ao longo da carreira, você constrói o seu nome de sucesso no mercado.
Gostou das nossas dicas para se destacar no mercado publicitário? Lembre-se que, quanto mais você se dedicar, maiores serão suas chances de reconhecimento.
Compartilhe nosso artigo nas redes sociais, ouça o que seus amigos têm a dizer e mostre que você está sempre em busca de evolução profissional!